Missão

Criar modelos para a integração efetiva entre os assentamentos informais e formais em cidades de todo o mundo, com base na experiência do Rio de Janeiro. A Comunidades Catalisadoras se dedica a melhora da qualidade de vida para todos os moradores do Rio de Janeiro, conduzindo a uma criativa, inclusiva e empoderadora integração entre as comunidades da cidade formal e informal, onde as favelas da cidade exercem controle sobre seu desenvolvimento e sejam reconhecidas por seu estatuto de patrimônio e seus moradores são totalmente atendidos como cidadãos de forma equânime. Nosso trabalho é realizado através de uma combinação de educação, pesquisa, capacitação, comunicação estratégica, tecnologia, redes, advocacy e planejamento participativo.

Estratégia e Visão

O Rio de Janeiro possui alguns dos mais antigos assentamentos informais urbanos no mundo de hoje. Como tal, as suas conquistas e realizações–e os desafios existentes–servem como uma oportunidade para aprender e gerar soluções criativas que podem ser aplicadas em todo o mundo nas próximas décadas, já que a ONU prevê que os assentamentos urbanos informais são o alvo do crescimento mundial das próximas décadas: serão o lar de um terço da população mundial até 2050.

Nós fazemos uso estratégico das mídias sociais, oferecemos capacitações comunitárias, fazemos advocacy pela defesa de direitos em prol do planejamento participativo e políticas pró-favela, com o objetivo de em longo prazo realizar o potencial do Rio de Janeiro como um verdadeiro exemplo de integração urbana inclusiva.

Projetos Estratégicos

Nossos programas incluem capacitações de lideranças em comunicação e estratégia, fóruns e redes estratégicas para dar visibilidade às soluções e perspectivas comunitárias, a realização de visitas comunitárias educativas, palestras em universidades, pesquisas de opinião e impacto, o uso extensivo das mídias sociais, publicações educativas e campanhas de defesa.