Premiações

Focada em pequenos projetos de qualidade que alavancam impactos maiores, a ComCat foi reconhecida inúmeras vezes pela qualidade de nossas iniciativas e o cuidado que investimos nelas:

2018

Prêmio Ralph Greenberg da Sociedade Americana do Rio de Janeiro: A Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson, recebeu o Prêmio Ralph N. Greenberg 2018 da Sociedade Americana do Rio de Janeiro. Desde 1977, a Sociedade concede o Prêmio para reconhecer pessoas “que contribuíram de forma altruísta com seu tempo e esforço para o melhoramento da comunidade do Rio de Janeiro”. O prêmio leva o nome de Ralph N. Greenberg que, enquanto presidente da Sociedade em 1974, morreu em um trágico acidente em seu caminho para presidir uma reunião do Conselho da Sociedade.

2016

Menção honrosa do Prêmio Webby, na categoria “Melhores Comunidades”: o RioOnWatch ficou entre os 20% de sites mais votados e ganhou uma menção honrosa na categoria de sites comunitários.

2012

Prêmio Internacional John D. Lange: a Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson, foi a premiada de 2012 do Prêmio Internacional John D. Lange da Associação Nacional de Oficiais de Habitação e Desenvolvimento dos EUA (NAHRO), uma rede estadunidense e internacional de profissionais de habitação. O prêmio reconhece uma pessoa atuante no campo de habitação e desenvolvimento comunitário que tenha feito uma contribuição excepcional para a compreensão internacional e o intercâmbio de experiências na área de habitação.

Prêmio de Melhor Filme Média Metragem no Festival Cine Periferia Pai D’égua em Belém: Nosso filme Favela como Modelo Sustentável, preparado para a conferência ambiental da ONU Rio+20, ganhou o prêmio de melhor filme média metragem no Festival Cine Periferia Pai D’égua em 2012. O documentário explora as maneiras como os princípios sustentáveis ​​estão no próprio tecido da vida da favela e também as dificuldades que as favelas enfrentam para se desenvolverem, devido à negligência do estado.

2006

2006 CatComm staff receives Tech Award

Prêmio “Tech Award” do Silicon Valley Tech Museum: O Banco de Soluções Comunitárias da ComCat, uma iniciativa pioneira lançada em 2001 em uma versão rudimentar, nos trouxe o prêmio Tech Award na categoria Igualdade. O prêmio foi dado pelo Tech Museum of Innovation, de Palo Alto, em 2006. Como escrito no site do Tech Awards à época da premiação: “A Comunidades Catalisadoras vem desenvolvendo calma e cuidadosamente um Banco de Soluções Comunitárias online, um centro de explicações aprofundadas sobre como as comunidades de todo o mundo têm resolvido seus próprios problemas. Agora disponível em três idiomas, com mais de 120 projetos, o banco de dados vem crescendo rapidamente com recentes melhorias na tecnologia. Qualquer comunidade, em qualquer lugar do mundo, pode adicionar as suas inovações locais ao Banco de Soluções. Esta é uma das características únicas do banco de dados: é aberto a todos que sentem que estão combatendo os desafios locais de forma eficaz. Mais de 20.000 visitantes consultam a cada mês o site da ComCat para consultar soluções geradas em comunidades.”

2005

Melhor Dissertação em Planejamento Internacional da American Collegiate Schools of Planning: a ComCat foi o tema da dissertação “Comunidades Catalisadoras: O Nascimento de Uma Organização Ponto Org”, ganhadora do prêmio Gill-Chin Lim. Realizada em 2005 pela fundadora da organização, Theresa Williamson, a dissertação documentou os três primeiros anos de desenvolvimento da organização. A ComCat e a dissertação são um exemplo de “pesquisa-ação do protagonista”, um conceito introduzido na dissertação.

Menção Honrosa na categoria “Comunidades Digitais ” do Prix Ars Eletrônica: a ComCat recebeu uma menção honrosa pelo trabalho na construção de “comunidades digitais” do Prix Ars Eletrônica (Áustria), de 2000 a 2005 .