Introdução à Gentrificação
“Gentrificação” tornou-se uma palavra comum no Rio de Janeiro contemporâneo, tendo entrado no vernáculo popular em 2011. A Comunidades Catalisadoras foi a primeira organização a reconhecer e publicar histórias demonstrando que o fenômeno da gentrificação estava começando a criar raízes nas favelas do Rio de Janeiro, em meados de 2011. Desde então, temos trabalhado com pesquisadores e advogados internacionais, incluindo uma parceria com o Centro Vance para Justiça Internacional, para identificar abordagens nacionais e internacionais para controlar e regular as comunidades populares, com o fim de informar sobre esse novo debate, ao passo em que o processo vai tomando forma no Rio de Janeiro.
Nossa oficina “Introdução à gentrificação” apresenta às comunidades dados contextuais desse processo, que já está enraizado em cidades ao redor do mundo faz décadas, observando como uma variedade de estratégias foi desenvolvida para garantir e proteger a habitação popular em todo o mundo, e também como as atuais políticas e tendências no Rio encorajam e exacerbam essa tendência. A oficina atua para identificar qualidades que é preciso salvaguardar e estratégias. O objetivo é oferecer aos moradores um olhar crítico sobre um processo que é visto como “natural” ou “inevitável”, de modo que eles possam tomar medidas para orientar esse processo de uma forma que seja benéfica para o desenvolvimento futuro da comunidade e a realização do potencial de cada comunidade.
A ComCat oferece esta oficina desde novembro de 2013. A oficina pode ser oferecida em conjunto com a Oficina de Técnicas de Resistência às Remoções ou a Oficina de Planejamento Comunitário.
Interessados na oficina podem entrar em contato conosco pelo email contato@comcat.org.