Saneamento Básico Comunitário

Em julho de 2013 a Comunidades Catalisadoras fez uma parceria com a Solar Cities Solutions, uma ONG norte-americana que tem implementado sistemas de saneamento básico comunitário em todo o mundo, para trazer esta tecnologia e treinamento para as favelas do Rio de Janeiro. Começando em um local de teste com os Arquitetos para a Humanidade em uma escola em Niterói, o programa pretende atender seções de quatro favelas até junho de 2014: o Morro do Bumba, Vale Encantado, Morro do Alemão e Muzema.

O programa está trazendo moldes da China especialmente projetados que permitirão a construção de 2000 sistemas de biodigestores em favelas no Brasil. Cada local levará uma semana para construir, em conjunto com a liderança, a participação de moradores da comunidade, do Solar Cities, dos Arquitetos para a Humanidade e da ComCat. Durante essa semana as futuras comunidades beneficiárias e os interessados ​​na implementação de biodigestores em outros lugares estarão convidados a participar do treinamento, permitindo assim que o programa possa se expandir facilmente à medida em que outras comunidades estarão recebendo treinamento durante a instalação dos programas anteriores e, portanto, estarão melhor preparadas para instalar a tecnologia em suas próprias comunidades. Cada comunidade terá um sistema cuidadosamente projetado com base nas condições e necessidades locais.

Um biodigestor é um sistema natural que transforma restos de alimentos e esgoto em energia utilizável a partir da simulação do processo digestivo natural do corpo. Os biodigestores são basicamente tanques, feitos de cimento ou de plástico, que guardam restos de comida e esgoto. As bactérias no tanque consomem estes produtos que consideramos lixo. No processo de consumo das bactérias, o biogás é produzido e capturado. Ao utilizar uma mangueira simples, este biogás pode ser usado como fonte de energia para fogões e geradores. O  resto do material transforma-se em adubo. A tecnologia é antiga e tem sido utilizada em todo o mundo há milhares de anos. Trata-se de uma solução simples e sustentável, que pode ser produzida em diferentes escalas e com um baixo custo. Transforma o que antes era considerado lixo em adubo e energia limpa e renovável, ajudando a reduzir a quantidade de resíduos que produzimos, bem como realiza a limpeza de esgotos antes dele parar no meio natural. Como resultado, através da utilização de biodigestores uma comunidade pode combater eficazmente três questões: resíduos sólidos, o esgoto, e a necessidade de combustível para cozinhar.

A ComCat e  seus parceiros estarão oferecendo esta oficina inicialmente em quatro comunidades ao redor da cidade, com a oportunidade para todas as comunidades interessadas em participar dos treinamentos. Estas oficinas podem ser oferecida como continuidade da Oficina de Planejamento Comunitário, de acordo com as prioridades estabelecidas pelas comunidades durante a mesma. A esperança é que este programa incentive a disseminação de biodigestores e saneamento comunitário em todo o Brasil.

Interessados na oficina podem entrar em contato conosco pelo email contato@comcat.org.