Sobre Nós

Sediada no Rio de Janeiro, a Comunidades Catalisadoras (ComCat) é uma organização sem fins lucrativos defensora de favelas, que opera como uma rede colaborativa pequena e adaptativa, trabalhando para apoiar e fortalecer moradores de favelas no Rio e além. Trabalhamos desde 2000 na interseção entre desenvolvimento comunitário sustentável, direitos humanos, redes locais-globais, comunicação independente e planejamento urbano. Nosso trabalho evolui em conformidade com as necessidades dos moradores das favelas e de seus líderes.

A ComCat apoia o desenvolvimento de base comunitária, oferecendo treinamentos e comunicação estratégica, operando como fonte de notícias e cooperativa de pesquisa, e conectando a sociedade civil da favela (como comunicadores e mobilizadores comunitários, coletivos, e associações), com a sociedade civil e mídia global e acadêmicos e pesquisadores. A ComCat utiliza ferramentas e recursos de sua rede colaborativa e adaptativa para abordar as grandes questões enfrentadas pelas favelas do Rio, construindo conhecimento e conscientização em todas as esferas locais e internacionais, resultando em recomendações de políticas públicas e transformações da opinião pública.

Utilizamos uma abordagem baseada em ativos, focada nas qualidades das favelas, e trabalhamos para incubar um modelo justo e participativo de integração de favelas, a ser exportado como uma solução para os desafios impostos pela habitação informal em todo o mundo. Incubamos programas de apoio ás favelas do Rio de Janeiro, de forma consciente, sabendo que assentamentos informais constituirão quase um terço da população mundial até 2050 (3 de 9,7 bilhões), e documentamos o que fazemos para servir de exemplo para outras cidades em todo o mundo.

Saiba mais usando os links no “Sobre Nós” na coluna direita ou clicando abaixo:

MISSÃO

EQUIPE

MENÇÕES NA MÍDIA

PREMIAÇÕES