Anunciamos o Novo RioOnWatch!

19 de agosto de 2015–A um ano para as Olimpíadas no Rio, o blog RioOnWatch.org.br–de relatos das favelas cariocas–virou um site de notícias! O novo site, em português, está sendo lançado para acompanhar a popularidade do RioOnWatch.org em inglês, que já é o principal portal de notícias–para o público internacional–que reporta, documenta e analisa as rápidas transformações que vêm ocorrendo no Rio de Janeiro em decorrência dos Jogos Olímpicos de 2016, a partir dos pontos de vista de moradores de favelas.

Com sessões cobrindo diversos assuntos–remoções, projetos comunitários, mobilização social, violência policial, comunidades específicas, políticas, e diversos outros temas–o novo site torna acessível o rico repertório de mais de 500 matérias publicadas ao longo dos 5 anos do RioOnWatch.

Em maio de 2010, a organização sem fins lucrativos Comunidades Catalisadoras (ComCat), lançou o blog de relatos das favelas cariocas RioOnWatch (Rio Olympics Neighborhood Watch = Comunidades do Rio de Olho nas Olimpíadas) como experiência durante nosso curso de Uso Estratégico de Mídias Sociais para lideranças comunitárias. Porém em poucos meses, após termos publicado matérias documentando remoções em curso em algumas comunidades da cidade, fomos contactados pela Associated Press, maior fonte de notícias do mundo, em março de 2011, o que deslanchou uma série de matérias sobre o tema e o crescente interesse, por parte de jornalistas fora do Brasil, sobre os pontos de vista de moradores de favelas.

O RioOnWatch então cresceu, dando atenção local e global para os pontos de vista oriundos das favelas do Rio de Janeiro até as Olimpíadas de 2016. Hoje é o único site de notícias em inglês que publica as perspectivas de líderes comunitários, moradores de favela, e observadores internacionais, em relação as rápidas transformações urbanas que atualmente caracterizam Rio.

O projeto RioOnWatch trabalha para ampliar a participação de comunicadores comunitários e observadores internacionais relatando as recentes transformações da cidade, e dialoga com a grande imprensa e mídia alternativa, com o objetivo de gerar uma imagem mais precisa e verdadeira sobre as favelas, sua contribuição à cidade, e as opiniões que dali saem.

Hoje, o site tem como público mobilizadores comunitários e cidadãos de todo o Rio de Janeiro, e formadores de opinião internacionais incluindo correspondentes de grandes jornais, pesquisadores, urbanistas e ativistas em 100 países que estão acompanhando de perto as transformações em nossas favelas. Procuramos publicar reportagens e relatos que, ao serem divulgados internacionalmente em inglês e português, possibilitem debates e repercussões que gerem mudanças políticas em prol de um desenvolvimento participativo e sustentável nas favelas cariocas.

Confira o novo RioOnWatch!

Comunicadores comunitários: sugiram suas pautas!

Observadores e jornalistas: colaborem com matérias!

Bilíngue? Colabore com traduções!