Precauções em Relação à COVID19: Atividades Presenciais da ComCat Serão Virtuais ou Adiadas

18 de março de 2020—Em decorrência do estado de atenção coletiva e prevenção quanto ao avanço da doença COVID19 causada pelo coronavirus, até o final de março vamos adiar ou tornar virtuais as atividades da Comunidades Catalisadoras (ComCat) e seus programas: RioOnWatch, Rede Favela Sustentável (RFS) e Termo Territorial Coletivo (TTC). Queremos respeitar as medidas sendo tomadas para proteger a saúde das pessoas mais vulneráveis ao vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, já temos 368 casos confirmados no Brasil e o estado do Rio de Janeiro chegou ao número de 82 casos, com suspeita de quase 8819 outros no país. Sabemos que a grande maioria dos trabalhadores, moradores periféricos e de favelas, dependentes do SUS estão desprotegidos e sem a possibilidade de se auto-isolar. Nesse momento crítico, vemos as estruturas políticas e econômicas de desigualdade ressaltadas. Estamos vendo o que pode se chamar de necropolítica das epidemias, uma violência estrutural que escolhe quais corpos têm o direito à cura, proteção e saúde. Não podemos falar sobre epidemia sem falar de desigualdade social e econômica.

A ComCat e seus programas estão dedicados a denunciar violações e fortalecer soluções comunitárias para a transformação socioambiental nas favelas do Rio de Janeiro.

Através da plataforma bilíngue de notícias RioOnWatch, documentamos a visão de moradores de favelas sobre diversas questões sociais. Acabamos hoje de publicar uma matéria no RioOnWatch, “Seis Realidades do Coronavírus e as Favelas: Da Falta de Informação à Falta de Água“. Nossa equipe continuará a receber relatos comunitários sobre o impacto do COVID19. Se quiser relatar algo, por favor nos contate enviando um  email para contato@rioonwatch.org.br. Você também pode acompanhar o Facebook do RioOnWatch onde postamos informações relevantes sobre o Rio de Janeiro e suas favelas, e onde estamos divulgando informações relativas ao coronavírus. Finalmente, hoje lançamos uma lista especial no Twitter para que todos possam acompanhar informações sendo divulgadas constantemente através de comunicadores populares sobre o coronavírus.

Rede Favela Sustentável (RFS) fortalece e multiplica iniciativas de sustentabilidade nas favelas do Rio, de forma a concretizar o potencial delas como parte de um futuro urbano sustentável.  Para melhor conter a contaminação, as atividades presenciais programadas para estas próximas duas semanas foram adiadas ou substituídas por reuniões virtuais. Podem conferir aqui as atividades da Rede que foram modificadas:

  • Reunião Mensal do GT de Geração de Renda (quarta-feira, 18/03 às 18h) – a reunião presencial será substituída por uma vídeo-reunião.
  • Reunião Mensal do GT de Memória e Cultura (segunda-feira, 23/03 às 18h) – o GT terá uma vídeo-reunião para fazer o esboço do que queremos incluir no guia dos museus comunitários e história das favelas sendo desenvolvido. O lançamento do Fórum Cidade, Favela e Patrimônio na UERJ foi adiado, com data a ser definida.
  • Encontro no Vidigal do GT de Energia Solar (data a ser definida) – o encontro no SER Alzira de Aleluia está adiado, e em 15 dias o GT avaliará a melhor data para a atividade.

Para participar das reuniões dos GTs da RFS, por favor mande um WhatsApp para (21) 99832-5575 ou um email para rede@favelasustentavel.org

Além disso, estamos avaliando a possibilidade de adiarmos o Fórum Favela Sustentável, marcado para julho, e por isso não lançamos ainda a chamada por atividades. Nossa decisão será anunciada até o final de março.

O Termo Territorial Coletivo (TTC) promove TTCs como estratégia de segurança fundiária para favelas. Os Grupos de Trabalho (GTs) de mobilização comunitária e legislação estão desenvolvendo a ferramenta do TTC para uso em comunidades no Rio. A reunião para desenvolvimento do vídeo do TTC na quarta-feira, 26/03 às 17h será realizada virtualmente. Quaisquer outras atividades serão remarcadas e comunicadas com antecedência.

Caso queira participar da reunião sobre o vídeo do TTC ou fazer parte dos GTs, entre em contato pelo email ttc@comcat.org.

Esperamos que estas medidas ajudem a conter a propagação do vírus, especialmente para a população mais vulnerável a ele. Se tiver qualquer dúvida sobre as atividades da ComCat nessas próximas semanas, não hesite em entrar em contato conosco.