Quer Ajudar as Favelas do Rio a Mitigar os Efeitos da Covid-19? Aqui Está uma Lista de Pontos de Doação
Devido à chegada da Covid-19 ao Rio de Janeiro, estar consciente e agir para precaver o risco que isso traz para a saúde e economia das favelas é imprescindível. Para mitigar este risco inúmeros coletivos e organizações comunitárias, em estado de alerta, têm lançado campanhas de arrecadação de doações para fortalecer a prevenção e apoiar os seus moradores. São organizações que têm atuado incansavelmente por anos, em seus territórios, trazendo conhecimentos, acolhimento e soluções.
Como os moradores podem fazer a prevenção sem saneamento adequado, acesso regular à água ou recursos para comprar desinfetante? Como medidas efetivas de quarentena podem ser praticadas por moradores que não podem deixar de sair para trabalhar?
Organizações comunitárias de diferentes favelas adotaram plataformas virtuais para pedir doações físicas de alimentos e produtos de higiene, doações monetárias para comprar esses produtos, e recursos para apoiar campanhas de informação. É prova da severidade da situação e da eficiência e organização das comunidades fluminenses a quantidade de campanhas que surgiram em poucos dias para mitigar os impactos da Covid-19 nas favelas. As soluções vêm das próprias comunidades e, assim, garantem uma resposta direta, dinâmica e eficaz para responder à situação.
Clique aqui para visualizar nossa matéria exaustiva de vaquinhas, pesquisada com muito carinho. Esperamos que cada leitor escolha pelo menos uma organização para apoiar, seja por já conhecê-la, por simpatia à missão, por ser vizinha próxima ou algum outro critério. Esperamos que além de doar, busquem conhecer de perto o projeto, após este momento de isolamento. Enfim, esperamos que através desta matéria, surja uma avalancha do bem, de solidariedade que fortaleça a nossa resistência quanto sociedade para que tornemos mais resilientes perante a crise, e chegamos juntos de novas formas que perpetuam para além dela. E, por favor, espalhe essa matéria para todos que possam empatizar!