Ferramentas para Ajudar a Responder à Crise do Coronavírus nas Comunidades

9 de abril de 2020—Apresentamos abaixo uma lista de indicações e recursos de apoio para mobilizadores de favelas criados por redes, coletivos, movimentos sociais e membros da sociedade civil para melhor se proteger e responder à crise do coronavírus. Estes itens foram compilados a partir de envios feitos pela rede de contatos da ComCat. Organizamos e repassamos aqui para que todos possam se mobilizar e proteger da melhor forma:

Prevenção do Coronavírus

Veja o guia geral com orientações para prevenção do coronavírus para a população das periferias e favela. Documento desenvolvido pelo GT de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio (AMFaC-RJ) com o objetivo de orientar sobre a importância da prevenção da Covid-19 com dicas viáveis de acordo com a realidade vivida pelas pessoas que sobrevivem às condições de vulnerabilidade. Destacamos que o material foi preparado antes da mudança de protocolo em relação ao uso de máscaras caseiras, agora recomendadas para a população em geral pelo Ministério da Saúde. Aqui um vídeo falando de como as máscaras fizeram a diferença no combate à epidemia na Repúlbica Tcheca.

Mapeamento das Ações Comunitárias de Enfrentamento

Mapeamento dos grupos comunitários atuando no enfrentamento da Covid-19 nas favelas e periferias urbanas. Uma rede autônoma está levantando apoios em prol de territórios de vulnerabilidade social, que precisem de colaboração. Se você está realizando ou conhece algum grupo em sua comunidade que está trabalhando no enfrentamento à Covid-19, preencha este formulário para ampliar o alcance da sua campanha.

Está promovendo iniciativas solidárias para ajudar famílias vulnerabilizadas pela pandemia do coronavírus na Baixada FluminensePreencha este formulário do Fórum Grita Baixada.

Apoio Para Territórios Sem Ações

Se você mora em uma favela que ainda não tem um coletivo articulado ou tem pessoas com suspeita de estarem contaminadas, você pode conseguir apoio no número (21) 999313719 ou procurar a FAFERJ (no e-mail comunicacaofaferj@gmail.com) ou o grupo SOS Coronavírus (no e-mail coronasosrj@gmail.com).

Sem Água?

Está sem abastecimento de água? A Defensoria Pública do Rio está levantando os pontos sem acesso e pressionando a CEDAE para realizar as melhorias necessárias. Preencha este formulário para documentar a falta d’água na sua comunidade.

Acesso à Renda Básica e Orientações Trabalhistas

Acesse o Guia Sobre Direito à Renda Básica lançado pela Clínica de Direito do Trabalho da UFPR.

Orientações trabalhistas para o contexto da pandemia e plantão remoto com advogad@s trabalhistas oferecido pelo Grupo de Apoio aos Subúrbios – RJ funcionando no número (21) 987603459 e no email advsolidariocovid@protonmail.com.

Denunciar Abuso de Direitos Humanos

Nova ferramenta de garantia de direitos humanos no Rio, o Zap da Cidadania: atendimento via WhatsApp da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. O Zap da Cidadania está à disposição para orientar vítimas e testemunhas de violações dos direitos humanos ocorridas no estado do Rio. Se você possui provas dessas violações, como vídeos, áudios e fotos, envie para o número (21) 99670-1400. O sigilo da sua comunicação é garantido e você não precisa se identificar. Não há atendimento de ligações, apenas mensagens de WhatsApp. A equipe da comissão retorna os contatos o mais breve possível.

Assistência Psicológica

Profissionais dispostos a oferecer assistência psicológica gratuita.

Esperamos que essas ferramentas ofereçam apoio. Se souberem ou precisarem de outros recursos, podem entrar em contato conosco pelo email comcat@comcat.org.