Projetos que Inspiram e Transformam
Nosso trabalho tem sido reconhecido nacional e internacionalmente por seu impacto nas comunidades e inovação social. Cada prêmio reforça nosso compromisso com a transformação liderada por moradores de favelas.
A missão da Comunidades Catalisadoras é gerar modelos para o desenvolvimento efetivo de assentamentos informais liderado pela comunidade e centrado nas pessoas em cidades de todo o mundo, com base na experiência do Rio de Janeiro, com as favelas da cidade alcançando o reconhecimento de seu status de patrimônio, e seus moradores recebendo todos os serviços que são o direito de todo cidadão. Nosso trabalho é realizado através de uma combinação de educação, pesquisa, capacitação, comunicação estratégica, tecnologia, redes, advocacy e planejamento participativo.
O Rio de Janeiro possui alguns dos mais antigos assentamentos informais urbanos no mundo de hoje. Como tal, as suas conquistas e realizações–e os desafios existentes–servem como uma oportunidade para aprender e gerar soluções criativas que podem ser aplicadas em todo o mundo nas próximas décadas, já que a ONU prevê que os assentamentos urbanos informais são o alvo do crescimento mundial das próximas décadas: serão o lar de um terço da população mundial até 2050.
Nós fazemos uso estratégico das mídias sociais, oferecemos capacitações comunitárias, fazemos advocacy pela defesa de direitos em prol do planejamento participativo e políticas pró-favela, com o objetivo de em longo prazo realizar o potencial do Rio de Janeiro como um verdadeiro exemplo de integração urbana inclusiva.
Nossos programas incluem capacitações de lideranças em comunicação e estratégia, fóruns e redes estratégicas para dar visibilidade às soluções e perspectivas comunitárias, a realização de visitas comunitárias educativas, palestras em universidades, pesquisas de opinião e impacto, o uso extensivo das mídias sociais, publicações educativas e campanhas de defesa.
A ComCat emergiu como elo entre mobilizadores comunitários e visões inovadoras de moradia e espaço urbano. Em 2018, o grupo começou a adaptar o modelo do Termo Territorial Coletivo (TTC) — inspirado em iniciativas de Porto Rico — para comunidades cariocas. Desde então, mobilizou lideranças, arquitetos, ONGs, advogados e moradores para avançar com piloto em favelas como Trapicheiros e Grupo Esperança.
Na ComCat, acreditamos que as favelas não são “problemas” a serem resolvidos, mas sim laboratórios vivos de urbanismo sustentável e governança comunitária. Ao aprender com
esses territórios, identificamos práticas que podem inspirar políticas públicas mais justas, inclusivas e eficazes.
Ao colocar as experiências das favelas no centro da discussão, reafirmamos que o futuro das cidades passa por reconhecer, valorizar e aprender com os saberes que nascem na
periferia.
Nosso trabalho tem sido reconhecido nacional e internacionalmente por seu impacto nas comunidades e inovação social. Cada prêmio reforça nosso compromisso com a transformação liderada por moradores de favelas.
On November 26, 2022 Catalytic Communities was awarded the 2022 Brazilian Federation of Architects and Urbanists Prize (FNA—Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), for our contribution to Brazilian cities.
RioOnWatch won the inaugural Megafone Activism Award for independent investigative reporting for our series: Rooting Anti-Racism in the Favelas.
Prêmio Ralph Greenberg da Sociedade Americana do Rio de Janeiro: A Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson, recebeu o Prêmio Ralph N. Greenberg 2018 da Sociedade Americana do Rio de Janeiro.
a ComCat recebeu uma menção honrosa pelo trabalho na construção de “comunidades digitais” do Prix Ars Eletrônica (Áustria), de 2000 a 2005 .
Prêmio Internacional John D. Lange : a Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson, foi premiada de 2012 pelo Prêmio Internacional John D. Lange da Associação Nacional de Oficiais de Habitação e Desenvolvimento dos EUA (NAHRO), uma rede estadunidense e internacional de profissionais de habitação. O prêmio concede uma pessoa atuante no campo de habitação e desenvolvimento comunitário […]
Prêmio de Melhor Filme Média Metragem no Festival Cine Periferia Pai D’égua em Belém : Nosso filme Favela como Modelo Sustentável , preparado para a conferência ambiental da ONU Rio+20, ganhou o prêmio de melhor filme média metragem no Festival Cine Periferia Pai D’égua em 2012. estado.
Prêmio “Tech Award” do Silicon Valley Tech Museum : O Banco de Soluções Comunitárias da ComCat, uma iniciativa pioneira lançada em 2001 em uma versão rudimentar, nos trouxe o prêmio Tech Award na categoria Igualdade . O prêmio foi dado pelo Tech Museum of Innovation, de Palo Alto, em 2006. Como escrito no site do Tech Awards à […]
Melhor Dissertação em Planejamento Internacional da American Collegiate Schools of Planning : a ComCat foi o tema da dissertação “Comunidades Catalisadoras: O Nascimento de Uma Organização Ponto Org”, ganhadora do prêmio Gill-Chin Lim . Realizada em 2005 pela fundadora da organização, Theresa Williamson, a dissertação documentou os três primeiros anos de desenvolvimento da organização . A ComCat e a dissertação […]
Menção Honrosa na categoria “Comunidades Digitais” do Prix Ars Eletrônica : a ComCat recebeu uma menção honrosa pelo trabalho na construção de “comunidades digitais” do Prix Ars Eletrônica (Áustria), de 2000 a 2005.
Julio Santos Filho é bacharel em Relações Internacionais (The Anthem Awards na categoria Diversidade, Equidade e Inclusão, como Prêmio Megafone Ativismo de Comissão Especial de Combate ao Racismo da
Dra. Theresa Williamson, é planejadora urbana, fundadora e diretora executiva da Comunidades Catalisadoras. Como parte de seu trabalho Theresa é editora-chefe do Rede Favela Sustentável e o Programa do Termo Territorial Coletivo. Mais recentemente, Theresa esteve à ...