Há muitas histórias importantes e fascinantes a serem relatadas no Rio hoje. Muitas envolvem as favelas da cidade. No entanto, raramente as vozes de moradores são representadas. Isto é em parte devido à dificuldade de repórteres com prazo curto em atingirem e se comunicarem com os moradores. É também devido à diversidade, complexidade e, às vezes, contradições que fazem das favelas lugares difíceis de cobrir. O resultado: os estereótipos do crime e pobreza tornam-se frequentemente a lente fácil através do qual elas são relatadas.
Mas isto é perder a verdadeira história e transmitir uma impressão deturpada sobre a grande maioria dos moradores dessas comunidades vibrantes e dinâmicas. E é também fazer um grande desserviço às favelas do Rio de Janeiro.
A Comunidades Catalisadoras trabalha para apoiar jornalistas locais e internacionais na produção de reportagens precisas, nuançadas e informativas sobre as favelas do Rio. Desde 2000 trabalhamos em estreita colaboração com moradores e líderes comunitários em centenas de favelas em toda a cidade, e com isso podemos ajudar a oferecer informações contextuais sobre o cenário político, social, econômico e cultural do Rio e suas favelas, e conectar repórteres diretamente com fontes que possam oferecer mais informações específicas e opiniões sobre suas comunidades.
Nosso site de notícias RioOnWatch é planejado em parte como recurso para jornalistas que procuram cobrir favelas com mais entendimento, com tópicos, temas e comunidades tagueados e interligados para facilitar a navegação.
Para maiores informações ou para marcar uma reunião, por favor, envie detalhes sobre sua potencial história, o veículo pelo qual será publicada, o prazo e quaisquer pedidos específicos por e-mail para imprensa@comcat.org.
©2024 Atribuição-Uso não comercial-Compartilhamento pela mesma licença