No 2º Aniversário do Museu das Remoções, ComCat Entrega Publicação Sobre Vila Autódromo

Hoje, dia 19 de maio, a Vila Autódromo está comemorando dois anos da inauguração do Museu das Remoções e representantes da Comunidades Catalisadoras estarão presentes para prestigiar esta importante data. Na ocasião, entregaremos aos moradores uma cópia da publicação “Nem Todos Têm Um Preço: Como A Luta da Pequena Favela Vila Autódromo Abriu o Caminho Para a Resistência Olímpica”, que narra detalhadamente a mobilização da comunidade frente às remoções. O texto, escrito por Theresa Williamson, diretora executiva da ComCat, foi publicado originalmente, em inglês, em forma de capítulo no livro “Rio 2016: Olympic Myths, Hard Realities” (Rio 2016: Mitos Olímpicos, Duras Realidades), organizado por Andrew Zimbalist.

A ComCat, além de entregar cópias impressas no evento e de ter publicado o texto online como uma série do RioOnWatch (veja final do texto abaixo), agora também disponibiliza-o, na íntegra, em PDF.

Baixe aqui a publicação “Nem Todos Têm Um Preço”

Além disso, durante o evento, Roseli Franco, diretora institucional da ComCat, participará da mesa redonda “Hiperconectando Públicos – A universalidade do discurso contra as remoções”. Ela irá falar do papel da ComCat no apoio a comunidades enfrentando ameaças de remoção, como foco em sete elementos-chave para uma resistência bem-sucedida. Rose também irá apresentar a Rede Favela Sustentável, uma rede que valoriza e une os ativos das favelas ligados à sustentabilidade ambiental e resiliência social. Representantes da Vila Autódromo, Barrinha, Rádio Sonda e da Defensoria Pública serão os outros integrantes da mesa.

A programação do dia inclui ainda exposição de fotos, lançamento do site do Museu das Remoções e festa com DJs. O evento de comemoração integra a programação da 16ª Semana de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Programação completa:

Exposição de fotos “Imagens de Memória e Luta”;

16h – Lançamento do site do Museu das Remoções e debate sobre estratégias de comunicação;

16h30 – Mesa Redonda “Hiperconectando Públicos – A universalidade do discurso contra as remoções”. Representantes convidados:
– Vila Autódromo
– Barrinha
– Rádio Sonda
– Comunidades Catalisadoras
– Defensoria Pública

18h30 – FESTA! Comemoração de 2 anos do Museu das Remoções com DJs da Vila Autódromo e da Festa Tupiniquim.

Confirme presença no evento!


Série Completa no RioOnWatch: Nem Todos Têm Um Preço: História da Luta da Vila Autódromo

Parte 1: (Re)Introduzindo Favelas
Parte 2: Apresentando a Vila Autódromo
Parte 3: A Ascenção da Vila Autódromo Como Símbolo de Resistência Olímpica (2010-2012)
Parte 4: Intimidação e Virada Crucial na Luta da Vila (2013-2014) [VÍDEO]
Parte 5: Prefeitura Parte para a Desapropriação e Violência (2014-2016) [VÍDEO]
Parte 6: ConclusãoVila Autódromo no Contexto das Remoções Olímpicas do Rio
Parte 7: Linha do Tempo da Vila Autódromo