Sonhando o TTC do Trapicheiros

De acordo com o objetivo da Comunidades Catalisadoras (ComCat) de promover uma segurança fundiária realmente robusta nas favelas do Rio de Janeiro, em 2018 lançamos um movimento em prol da realização de Termos Territoriais Coletivos (TTC) como opção de regularização para as favelas da cidade. Hoje o Grupo de Trabalho do TTC conta com mais de 150 membros, inclusive representantes de relevantes órgãos públicos, organizações comunitárias, universidades, e da sociedade civil. Saiba mais aqui.

Como parte das atividades do GT do TTC do Rio, será realizado no dia 19 de outubro de 2019, das 12-19h, o churrasco “Sonhando o TTC do Trapicheiros”. Neste dia daremos o primeiro passo no processo de planejamento coletivo desta comunidade. Moradores da comunidade Trapicheiros, na Tijuca, se reunirão com aliados técnicos para realizar atividades lúdicas, tudo enquanto curtindo um churrasco, para abrirem os horizontes da visão dos moradores para o seu futuro.

Se você se interessa em participar, compareça primeiro à plenária mensal do GT, que ocorrerá no dia 03 de outubro às 16h na Casa de Estudos Urbanos (CEU), Rua da Glória 18A. Na plenária, falaremos do andamento dos projetos (legislação e pilotos) de forma geral, trabalharemos em cima de materiais (vídeo e textos) sobre o TTC, e planejarmos as atividades do churrasco do dia 19.

Se não puder comparecer à plenária mas quiser comparecer ao evento “Sonhando o TTC do Trapicheiros”, envie um email para ttc@comcat.org informando seu nome, organização (se houver) e WhatsApp.

Sobre o TTC

O TTC é um arranjo no qual os moradores são donos das casas, mas a terra é possuída coletivamente. A posse coletiva previne especulação imobiliária e é mais robusta contra as remoções, enquanto possibilita a organização do território de forma perpétua pelos moradores. As decisões ficam nas mãos da própria comunidade. Trata-se de um mecanismo inovador na garantia da segurança de posse da terra e no fortalecimento comunitário que faz 50 anos este ano e está em fase de expansão pelo mundo. Mais informações aqui.

Sobre o Circuito Urbano 2019

Este evento faz parte do Circuito Urbano 2019, promovido pelo ONU-Habitat. A organização realiza, todos os anos, o Outubro Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano—uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro. A edição do Circuito Urbano em 2019 tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.