Resumo Mensal e Agenda de Março dos Grupos de Trabalho da Rede Favela Sustentável
1 de março de 2020—Em fevereiro concluímos a primeira rodada em 2020 de reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) da Rede Favela Sustentável. Foram reuniões de muita troca que focaram em planejar mais detalhadamente as linhas de ação que cada GT propôs no final de 2019. Confira abaixo os resumos de cada reunião e os próximos passos de cada GT e identifique formas de se engajar.
Água e Esgoto
A reunião focou no processo de finalização do sistema de saneamento ecológico do Vale Encantado, comunidade representada pelo presidente da Cooperativa Vale Encantado e Associação, Otávio. Lembramos que o GT decidiu atuar no Vale Encantado por ser um modelo de saneamento sustentável descentralizado (não dependendo do poder público), que pode servir de inspiração para outras comunidades já que o esgoto muitas vezes parece uma questão gigante que depende do governo para se resolver. A ideia é criar de fato um modelo de esgoto ecológico que pode abrir as imaginações da Rede e sociedade para o potencial de sistemas descentralizados.
Próximos passos: Faremos vistas de casa em casa para comunicar sobre o projeto com todas as 27 famílias, informar sobre os benefícios do saneamento ecológico, coletar dados sobre cada casa (necessários para a construção da rede de esgoto) e identificar uma data em que os moradores possam participar de uma assembleia onde será conversado mais a fundo o escopo do projeto. Semana que vem teremos uma reunião para planejar em mais detalhes esta visita.
Próximo encontro: quarta-feira, 4 de março às 18h na Casa de Estudos Urbanos – Rua da Glória, 18A
Hortas
O GT pensou em perguntas específicas para o questionário que será lançado este mês para as iniciativas da Rede que desejam que algum de seus espaços seja considerado para um projeto de “praça-modelo”. Pediremos fotos e informações específicas sobre o tamanho e formato do local, a disponibilidade dos moradores e organizações locais para co-criar e manter a praça, os desafios da comunidade, a história do espaço, entre outras.
Próximos passos: O GT combinou de ter a nossa próxima reunião no Cantagalo com Harmonicanto e Planta na Rua para entender os espaços, seus desafios, e marcar um mutirão no local. Esse mutirão incluirá a criação de um sistema de irrigação solar na sede do Harmonicanto, assim como a inclusão dos moradores para fazer limpeza e plantio no local. Paralelamente, o GT vai lançar o questionário para as iniciativas da Rede que desejam que algum de seus espaços seja considerado para a praça-modelo.
Próximo encontro: quarta-feira, dia 4 de março das 9-12h no Cantagalo, Rua Alberto de Campos, 12
Como chegar: Saltar na estação do Metrô General Osório e sair na saída C, a mais perto do elevador. Segue no sentido dos carros (sua direita) na Rua Barão da Torre e entra na Rua Farme de Amoedo à direita, no sentido contrário aos carros (sentido Lagoa). Anda até o final e vira à direita na Rua Alberto de Campos. No final da rua, à esquerda, fica o prédio do Brizolão. Suba o elevador. Assim que sair do elevador do Brizolão, estaremos logo ali na saída do prédio.
Energia Solar
O GT está se preparando para participar do Fórum Regional de Energia Distribuída—Sudeste que acontecerá no Rio em 17-19 de março, inclusive num painel sobre mulheres na energia solar.Além disso, a organização comunitária do Vidigal, Ser Alzira de Aleluia, vai receber um painel solar para instalar na laje do projeto. O GT Solar está aproveitando a oportunidade para desenvolver uma estratégia de mobilização dos moradores, para realizar atividades dinâmicas sobre diferentes temas relacionados a energia solar com o objetivo de mostrar a relevância da energia solar na vida dos moradores. Em paralelo, estamos com uma oportunidade de receber uma doação de verba e de placas solares e o GT está decidindo qual será o projeto a receber as placas e o que realizar com a verba.
Próximos passos: planejar o primeiro encontro no Ser Alzira no Vidigal, que envolverá atividades dinâmicas sobre diferentes temas relacionados a energia solar, a ser realizado duas semanas antes da instalação do painel. Esperamos mobilizar os moradores a participarem e chamarem outros no dia da instalação. No dia da instalação realizaremos atividades adicionais no Ser Alzira. Paralelamante, o GT irá decidir sobre a doação de verba e placas solares.
Próximo encontro: terça-feira, 3 de março às 18h na Casa de Estudos Urbanos – Rua da Glória, 18A
Gestão de Resíduos Sólidos
Foi combinado que a primeira ação do GT em 2020 será somar com o mutirão da Dona Josefa e do Verdejar para construir um ecoponto na Pedra do Sapo e realizar uma oficina de tijolos ecológicos feitos com PET. A oficina será oferecida pela Nátaly Cruz do Engenheiros Sem Fronteiras, que estão trazendo essa tecnologia simples e consolidada de tijolos para o Rio. Em paralelo, como março é o mês da mulher, com o 8 de março sendo o Dia Internacional da Mulher, o GT pautou uma matéria para publicação no RioOnWatch com perfis das ‘mulheres dos resíduos’, ou seja, as mulheres dentro do GT que trabalham com resíduos nas favelas.
Próximos passos: juntar o material necessário para a oficina de tijolos (garrafas PET com tampa e em bom estado; plásticos maleáveis como embalagem de biscoito, filme plástico tipo insulfilm, etc). No dia do mutirão levar garfo, prato, colher, copo e água, e levar comidas para contribuir com o almoço e lanche coletivo.
Próximo encontro: sexta-feira, 6 de março, das 9-17h na Rua Santa Terezinha, 21 – Olaria (para chegar, suba a escadaria da Rua Santa Terezinha). Veja no mapa.
Educação Ambiental
O GT espera receber uma verba para realização de 5 vídeos sobre como mobilizar moradores em torno de causas socioambientais, da fundação LUSH. Como uma grande demanda de toda a Rede é desenvolver formas de chegar a mais moradores, e alguns dos projetos da Rede são muito bem-sucedidos nesta mobilização, a proposta dos vídeos será passar os elementos da boa mobilização para que todos possamos ampliar o nosso alcance e engajamento entre moradores. Com isso, focamos nosso encontro conversando sobre quais elementos são chaves e como faremos a chamada dos projetos da Rede a serem incluídos nos vídeos. Com isso, já lançamos um convite para toda a Rede Favela Sustentável, entre os projetos por moradores, para moradores, que se consideram excepcionalmente eficazes na mobilização da comunidade. Por favor, se é o seu caso, segue os “próximos passos”…
Próximos passos: todos da Rede que se consideram eficazes na mobilização de moradores, nos enviem, pelo Zap coletivo +55-21-99832-5575, uma mensagem em áudio ou vídeo contendo as seguintes informações: (1) o nome e foco do projeto; (2) qual público que o projeto consegue engajar, e quantas pessoas (3) como foi feita essa mobilização para atingir este público; e (4) um depoimento de uma pessoa sobre porque ela se integrou no projeto. Com essas informações serão pré-selecionadas as iniciativas/metodologias a serem retratadas nos vídeos produzidos pelo GT. Por favor envie este material até o dia 10 de março.
Próximo encontro: quarta-feira, 11 de março às 18h na Casa de Estudos Urbanos, Rua da Glória, 18A
Memória e Cultura
O GT vai coletar informações para desenvolver um guia dos museus comunitários com um mapa dos museus e a história e relevância das favelas para o patrimônio da cidade do Rio (em português e inglês) para divulgar antes e durante o Fórum Favela Sustentável (11-15/julho) e o Congresso Mundial de Arquitetos (19-23/julho). O GT também vai organizar um tour dos museus comunitários durante o Fórum Favela Sustentável com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho dos museus comunitários para a preservação da memória e resistência das favelas. O grupo também decidiu atuar junto ao Fórum Favela Cidade Patrimônio, que surgiu de uma parceria entre o Museu de Favela e a Agência Contemporânea de Pesquisa com o objetivo de repensar a cidade dando voz e protagonismo aos moradores das favelas do Rio. O Fórum acontecerá em setembro no Museu de Favela no Cantagalo, mas antes disso terão encontros de Grupos de Trabalho e eventos (cine-debate, ocupação histórica, uma feira de produtos típicos de favelas). Foi confirmado que o GT Memória e Cultura da Rede Favela Sustentável será o mesmo GT Memória e Cultura do Fórum Favela Cidade Patrimônio.
Próximos passos: O GT vai lançar uma chamada para mapear quais museus comunitários teriam interesse em fazer parte do tour, e depois o GT vai desenvolver um itinerário e logística para o dia.
Próximo encontro: a definir
Geração de Renda
O GT está trabalhando para realizar um catálogo de produtos e serviços da Rede Favela Sustentável a ser lançado durante o Fórum Favela Sustentável (FFS, 11-15 de julho). Durante o FFS, o GT também pretende realizar a primeira feira de produtos da Rede. O GT pensou em três critérios gerais para os produtos e serviços do catálogo:
REDE: os produtos ou serviços são feitos por integrantes da Rede
FAVELA: os produtos ou serviços são produzidos por moradores de favela
SUSTENTÁVEL: os produtos ou serviços podem ser considerados sustentáveis
Além disso, informamos que existem 2 aplicativos de sistemas de economia alternativa, um de Portugal chamado HOOD, e outro atualmente na Colômbia chamado QUIPU, interessados em oferecer uma oficina virtual com quaisquer interessados da Rede para apresentar os aplicativos e ver se tem interesse em lançá-los através da Rede. O HOOD é um aplicativo onde pessoas podem oferecer seus serviços em troca de dinheiro ou tempo. QUIPU é um aplicativo específico para favelas na Colômbia, que apoia a venda de produtos e serviços de vendedores de favela.
Próximos passos: Definir de maneira mais profunda os critérios obrigatórios que um produto/serviço deve atender para ser incluído no catálogo e definir critérios adicionais que podem constar no catálogo (indicando características sustentáveis específicas àqueles produtos/serviços). A partir da definição desses critérios vamos lançar uma chamada para inscrições de produtos/serviços da Rede no catálogo. Em paralelo, vamos definir se há interesse nas oficinas virtuais sobre os aplicativos.
Próximo encontro: quarta-feira, dia 18 de março às 18h na Casa de Estudos Urbanos, Rua da Glória, 18A
Para facilitar, criamos uma agenda virtual do Google com as reuniões e encontros dos GTs da Rede Favela Sustentável. Nele você pode sempre visualizar os dias, horários e locais dos encontros.