GTs da Rede Favela Sustentável: Resumo de Junho, Agenda de Julho e Comemoração de Um Ano

3 de julho—Todos nós, e especialmente os projetos comunitários da Rede, estamos sentindo os impactos sociais, de saúde e econômicos da crise do coronavírus. Nesse momento, a solidariedade e o trabalho em rede se tornam ainda mais necessários. Com isso em mente, queremos tomar um momento para celebrar o fato de que está fazendo um ano desde a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) da Rede Favela Sustentável! De lá pra cá, estes GTs já realizaram 87 reuniões (39 presenciais e 48 virtuais), promoveram mutirões, organizaram atividades do 2º Grande Encontro da Rede, produziram três lives interativas, engajaram 513 pessoas (em suas reuniões, lives e grupos de WhatsApp) e, principalmente, fomentaram e fortaleceram a conexão entre projetos socioambientais nas favelas do Rio. A Rede Favela Sustentável como um todo, desde seu lançamento em 2018, já engajou diretamente mais de 1000 pessoas, através de seus intercâmbios, mapeamentos, lives, encontros e reuniões. A pandemia tornou a rede ainda mais ativa e realizadora—com atuações emergenciais e sustentáveis de longo prazo—e parabenizamos você e todos os outros integrantes da Rede por isso!

No mês de junho, os participantes da Rede se engajaram em 16 vídeo-reuniões dos GTs e duas LIVES em forma de aulas públicas ao vivo, com apresentações de mobilizadores comunitários e apoiadores técnicos. Confira abaixo o que está rolando em cada GT, como foram as lives interativas da Rede e como se engajar.

Atuação dos Grupos de Trabalho em Junho:

Energia Solar – O GT realizou a LIVE: Energia Solar nas Favelas É Possível? Com nove apresentadores compartilhando experiências, desde a parte técnica da implementação de painéis solares nas favelas até os benefícios diretos para os moradores. A live foi voltada para pessoas de fora das favelas que têm interesse em promover sustentabilidade, mas não conhecem o potencial do desenvolvimento socioeconômico da energia solar nas favelas. Assista à LIVE no YouTube e leia a matéria no RioOnWatch.

Resíduos Sólidos – O GT lançou a campanha #ApoieUmCatador! O site da campanha contém orientações de como apoiar catadores, um link para doações e informações sobre as realidades enfrentadas por catadores durante a pandemia. O grupo lançou o primeiro desafio de vídeos caseiros para gerar engajamento, #MostreSeuLixo. Veja alguns exemplos dos vídeos que já foram feitos aqui. Conjuntamente, estes vídeos já mobilizaram mais de R$1000 para a causa dos catadores neste momento de pandemia. Agora convidamos você a postar seu vídeo mostrando os resíduos da sua casa! Não deixe de mencionar a hashtag #ApoieUmCatador, convidar as pessoas a acessarem a página da campanha e desafiar alguns colegas a fazerem o vídeo também! Para trazer visibilidade à campanha, o GT realizou a LIVE: Como a Pandemia está Impactando os Catadores? que reuniu catadores, representantes de cooperativas, lideranças comunitárias e apoiadores técnicos que trabalham com catadoras e catadores de materiais recicláveis. Assista à LIVE no YouTube.

Água e Esgoto – O GT está se organizando para realizar na quinta-feira, dia 9 de julho às 18h a LIVE: Quais as Perspectivas para a Transformação do Saneamento Básico nas Favelas Após a Pandemia? A aula pública abordará as principais questões relacionadas a água e esgoto nas favelas, soluções descentralizadas sendo implementadas em favelas do Rio de São Paulo durante a pandemia e o novo marco legal do saneamento, entre outros temas. Este tema é de tremenda importância e esperamos ver toda a Rede participando. Não deixe de se inscrever aqui!

Geração de Renda – O GT está encaminhando o Catálogo de Produtos e Serviços da Rede Favela Sustentável para dar visibilidade à riqueza de criação e empreendedorismo existente na Rede. Todos os membros da Rede com produtos ou serviços à venda devem preencher o questionário final aqui que informará quais produtos e serviços constarão no catálogo no momento de lançamento do site da Rede Favela Sustentável. O grupo também está pensando em realizar uma live para falar do impacto da crise do coronavírus nas artesãs da Rede e realizar uma capacitação de vendas por redes sociais para apoiar as mulheres artesãs na negociação e venda do seu trabalho virtualmente.

Hortas e Reflorestamento – O GT continua criando e divulgando vídeos para a campanha #TerçaComAutonomia, sobre plantio com reaproveitamento de materiais, ervas medicinais e mais. O GT está agora fazendo uma pesquisa para conectar agricultores locais com iniciativas comunitárias na linha de frente distribuindo cestas básicas para aumentar o acesso a produtos frescos nas favelas. O grupo também está finalizando uma matéria para o RioOnWatch sobre iniciativas nas favelas que estão distribuindo produtos frescos no combate à fome e gerando conscientização sobre soberania alimentar nas favelas. E o GT está planejando realizar uma live sobre ervas medicinais em agosto.

Educação Ambiental – O GT está planejando uma LIVE no dia 16 de julho, às 18h sobre “Como a Mobilização Socioambiental nas Favelas têm se Transformado na Pandemia?” com iniciativas comunitárias da Rede que são feras em metodologias de mobilização comunitária, para falar de como têm adaptado seus trabalhos para o combate à Covid-19. Estas iniciativas também serão filmadas posteriormente, após a pandemia, para vídeo-tutoriais sobre mobilização comunitária.

Memória e Cultura – O GT está desenvolvendo uma proposta de live para o dia 27 de julho. O GT também está desenvolvendo o Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável com um mapa, informações e fotos de museus e projetos de memória, e agora contará também com textos respondendo perguntas como Porque a existência de museus de favela? Como estes museus geram pertencimento e identidade? E qual a importância dos museus de favela para a cidade? O Guia será lançado no Fórum Favela, Cidade e Patrimônio no MUF (Museu de Favela, no Cantagalo) que será realizado virtualmente este ano. O Guia será impresso pela ComCat para distribuição entre os projetos destacados no mesmo. Os organizadores do Fórum Favela, Cidade e Patrimônio estão convidando toda a Rede Favela Sustentável para um bate-papo virtual na segunda-feira, dia 13 de junho, às 10h, para melhor apresentar a proposta do Fórum e ver de que forma todos os membros da Rede querem se envolver. Veja aqui o convite completo e como participar! Veja aqui o convite completo e os detalhes de como participar!

Confira abaixo (ou neste calendário) as próximas reuniões virtuais dos GTs, em ordem cronológica:

  • Memória e Cultura – segunda-feira, 6 de julho, 18-20h
  • Resíduos Sólidos – quarta-feira, 8 de julho, 15h30-16h30
  • LIVE Água e Esgoto – quinta-feira, 9 de julho, 18-20h (inscreva-se)
  • Geração de Renda – terça-feira, 14 de julho, 16-18h
  • Hortas e Reflorestamento – terça-feira, 14 de julho, 18-20h
  • Energia Solar – quarta-feira, 15 de julho, 17-19h
  • LIVE Educação Ambiental – quinta-feira, 16 de julho, 18-20h
  • LIVE Memória e Cultura – segunda-feira, 27 de julho, 18-20h

Muitos GTs estão se reunindo mais de uma vez por mês, então não deixe de conferir seu WhatsApp ou o calendário coletivo ao longo do mês, pois enviaremos por lá os lembretes e informações de acesso às reuniões.

Outros Anúncios

Oportunidade: Articulação da Rede Favela Sustentável – A equipe ComCat está buscando alguém que tenha experiência com iniciativas de justiça socioambiental nas favelas, excelente escrita e experiência com mídias sociais para nos apoiar com a comunicação e articulação da Rede. Sem as nossas atividades presenciais e com muitas atuações virtuais dos GTs, pudemos redirecionar uma verba para contratar alguém para apoiar a Rede durante três meses. Para saber mais sobre a vaga e se candidatar (até domingo, dia 5 de junho), veja aqui.

Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de JaneiroAcaba de ser lançado por uma iniciativa colaborativa liderada pela ComCat o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas para coletar e divulgar dados sobre o alcance da Covid-19 nas favelas da Região Metropolitana do Rio, já que não há dados públicos adequados. Se trata de uma pesquisa cidadã, cujas fontes são uma rede confiável de mobilizadores, organizações e comunicadores de favela. Se você faz parte de um grupo de mobilização comunitária e quer relatar casos da sua favela, preencha este formulário. O painel também conta com uma ferramenta de autodeclaração de sintomas para que moradores possam avaliar seus sintomas e serem inclusos diretamente no mapa. Pedimos que divulgue a imagem ao lado para suas redes comunitárias com o seguinte texto:

Preencha o Formulário de Autodeclaração de Sintomas do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro
3 motivos para preencher este formulário: autodeclararcovid.favela.info
(1) Para você saber se está com baixo, médio ou alto risco de Covid-19.
(2) Para sua comunidade, porque quanto mais gente preencher, mais vamos saber onde na cidade tem gente com sintomas e com isso onde o contágio está mais alto, para que as pessoas possam ter mais cuidado e os moradores possam procurar apoio das autoridades.
(3) Para a sociedade, porque seus dados farão parte do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, garantindo uma maior qualidade de informação sobre o impacto da doença nas favelas do Rio de Janeiro.
Participe! Utilize! #DadosSalvamVidas #Covid19NasFavelas
Veja o painel: www.favela.info
Contato: covid19nasfavelas@comcat.org

Comunicação com a Rede – Devido ao aumento de comunicações que a equipe da Rede Favela Sustentável tem feito, o nosso sistema de envio de emails está no limite da sua capacidade. Pedimos que fiquem de olho no calendário da Rede para saber das próximas reuniões e bate-papos ao vivo. Também enviaremos lembretes pelo WhatsApp (individualmente e nos grupos dos GTs). Caso não esteja recebendo os Zaps sobre algum GT de seu interesse, nos avise respondendo a este email ou nos enviando um Zap.

Por último, lembramos que estamos preparando um site inteiramente dedicado à Rede, com mapa interativo, perfis das iniciativas integrantes, informações dos GTs, atualizações gerais, catálogo de produtos e serviços e mais. Dê uma olhada na versão em desenvolvimento do site e nos informe suas impressões enviando um email para rede@favelasustentavel.org ou um Zap para +55 21 99832-5575.