GTs da Rede Favela Sustentável: Resumo de Março, Agenda de Abril e Atuação Durante a Crise da COVID19

28 de março de 2020—Este mês de março concluímos a segunda rodada em 2020 das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) da Rede Favela Sustentável. Foi um mês de muita troca e reorganização dos planos de cada GT por causa do impacto da crise da COVID19. Para melhor conter a contaminação, as atividades presenciais programadas para as próximas semanas foram adiadas ou substituídas por reuniões virtuais. Podem conferir aqui as atividades da Rede que foram adiadas e mais abaixo as atividades que serão realizadas virtualmente:

  • Fórum Favela Sustentável – Diante dos graves impactos da crise de coronavírus, especificamente nas iniciativas de base comunitária, a equipe da ComCat decidiu adiar o Fórum Favela Sustentável por um ano, para julho de 2021. Assim concentraremos o ano de 2020 em fortalecer as ações dos GTs e apoiar as iniciativas da Rede nesse momento crítico. Além disso, o Congresso Mundial de Arquitetos também foi adiado por um ano, e sentimos que faz sentido aproveitar a vinda do público deste congresso também para fazer nosso fórum internacional.
  • Encontro no Vidigal do GT de Energia Solar – O encontro no SER Alzira de Aleluia para promover a importância da energia solar com moradores foi adiado, ainda sem data prevista para realização.
  • Mutirão do GT Hortas no Planta na Rua e Harmonicanto – O mutirão no Cantagalo para limpeza do espaço, implantação de um sistema de irrigação nos canteiros, plantio de novas mudas e identificação das principais plantas com plaquetas e QR code foi adiado, ainda sem data prevista para realização.
  • Fórum Esse Lixo É Meu – O fórum de reciclagem e consciência ambiental no Complexo da Penha foi adiado, ainda sem data prevista para realização.

Reorganizando nosso cronograma para 2020, vamos ter reuniões virtuais dos Grupos de Trabalho para definir as atuações que podem ser continuadas virtualmente. Também teremos reuniões semanais da Rede toda para falar das demandas dos projetos comunitários e pensar em como articular algum apoio em relação aos impactos da crise do coronavírus (estamos chamando essas reuniões de rondas afetivas e propositivas). Achamos importante neste momento se conectar, trocar afetos e apoios, aproveitando a solidariedade, conhecimento e recursos que existem nessa Rede. As reuniões estão sendo realizadas pelo Zoom, e podem ser acessadas por um aplicativo de celular, programa do computador ou ligação telefônica.

Confira abaixo (ou neste calendário) as próximas reuniões virtuais da Rede, em ordem cronológica:

  • Ronda Afetiva e Propositiva da RFS – terça-feira, 31 de março às 10h
  • GT Hortas e Reflorestamento – terça-feira, 31 de março às 18h
  • Ronda Afetiva e Propositiva da RFS – quarta-feira, 1 de abril às 12h
  • GT Geração de Renda – quarta-feira, 1 de abril às 18h
  • GT Resíduos Sólidos – quinta-feira, 2 de abril às 18h
  • GT Memória e Cultura – segunda-feira, 6 de abril às 18h
  • GT Hortas e Reflorestamento – terça-feira, 7 de abril às 18h
  • GT Educação Ambiental – quarta-feira, 8 de abril às 18h
  • GT Hortas e Reflorestamento – segunda-feira, 13 de abril às 18h
  • GT Energia Solar – terça-feira, 14 de abril às 18h
  • GT Geração de Renda – quarta-feira, 15 de abril às 16h
  • GT Água e Esgoto – quarta-feira, 15 de abril às 18h
  • GT Resíduos Sólidos – quinta-feira, 16 de abril às 18h
  • Encontro de Planejamento do Fórum Cidade, Favela e Patrimônio (parceria do GT Memória e Cultura) – quinta-feira, 16 de abril às 18h30
  • GT Geração de Renda – quarta-feira, 22 de abril às 18h
  • GT Memória e Cultura – segunda-feira, 27 de abril às 18h
  • GT Hortas e Reflorestamento – terça-feira, 28 de abril às 18h
  • GT Educação Ambiental – quarta-feira, 29 de abril às 18h
  • GT Resíduos Sólidos – quinta-feira, 30 de abril às 18h
Entre em contato, caso queira participar de algumas das reuniões, que nós enviaremos os dados para acesso. E se você tentou acessar uma reunião nas últimas semanas mas encontrou algum problema, nos conte para que possamos tentar resolver a questão, enviando um email para rede@favelasustentavel.org ou um zap para o celular da ComCat: (21) 99832-5575.

A partir das rondas afetivas e propositivas com integrantes da Rede que temos feito até agora, surgiram as seguintes demandas relativas à crise do coronavírus:

  1. Compilar as ações que estão acontecendo nas favelas onde moram os integrantes da Rede para proteger e apoiar moradores durante a crise
  2. Criar uma lista de talentos e disponibilidades dentro da Rede para ajudar uns aos outros

Pedimos que, caso esteja mobilizando ações na sua comunidade (divulgação de informações, criação de vaquinhas, etc.) ou tenha algum talento/recurso que queira oferecer para mobilizadores comunitários da Rede, por favor preencha este formulário. Criaremos uma lista com as respostas e divulgaremos amplamente para que os integrantes da Rede possam aprender com as iniciativas dos demais e apoiar uns aos outros.

Informamos também que a equipe da ComCat vem testando uma ferramenta de comunicação de equipes chamada Slack, que acreditamos que servirá bem para o desenvolvimento de projetos dos GTs. Com isso vamos abrir uma conta para a Rede e começar a chamar os membros ativos nos GTs para fazer parte.

Enquanto isso, aproveitamos para comunicar que o site de notícias RioOnWatch (publicado pela ComCat):

  • Publicou uma matéria listando diversas vaquinhas onde você pode realizar uma doação para ajudar inciativas comunitárias combatendo a COVID19
  • Criou uma lista no Twitter de comunicadores populares que estão fazendo um trabalho importante cobrindo o vírus e impacto nas favelas
  • Lançou uma chamada para relatos de moradores de favela sobre o impacto do coronavírus em seus territórios, em parceria com a universidade norte-americana SDSU, que irá remunerar em R$250 cada relato. Saiba mais e divulgue aqui.

Agora confira o resumo de cada reunião dos GTs da Rede em março, com alterações devido às medidas de precaução em resposta ao coronavírus.

Resumos das Últimas Reuniões dos GTs

Energia Solar

A reunião do GT Energia Solar, no dia 3 de março, focou em finalizar a proposta da iniciativa SER Alzira de Aleluia no Vidigal para receber uma doação de painel solar e verba, a ser anunciada durante o Fórum Regional de Geração Distribuída. O Fórum, que ia acontecer entre 18-19 de março, agora está marcado para 22-23 de julho e estamos aguardando informações sobre a doação. O GT Solar, além de apoiar a instalação de energia solar nas sedes de projetos da Rede, também tem como foco desenvolver metodologias de mobilização dos moradores para criar interesse, curiosidade e mostrar a relevância da energia solar nas vidas das pessoas. Infelizmente o encontro no Vidigal com a ELA – Escola Libertária de Artes, uma kombi com placa solar que desperta curiosidade das pessoas por energia solar, também teve que ser adiado. O GT se reunirá virtualmente na terça-feira, 14 de abril às 18h para decidir como agirá durante a quarentena.

Hortas e Reflorestamento

O GT Hortas e Reflorestamento teve um encontro no dia 4 de março no Cantagalo para planejar um mutirão na horta e agrofloresta comunitária organizada pelo Harmonicanto e Planta na Rua. Identificaram ações para o futuro mutirão: limpeza do espaço, implantação de um sistema de irrigação nos canteiros, e plantio de novas mudas e identificação das principais plantas com plaquetas e QR code (contendo informações básicas sobre suas propriedades). O grupo também identificou materiais necessários para a implementação do sistema de irrigação: 1 temporizador digital, 2 pilhas ou fonte de energia, 2 conexões com tampões, 200m de mangueira gotejadora. O mutirão, previamente marcado para 25 de abril foi adiado, ainda sem data prevista para realização. Por enquanto, o GT vai conversar virtualmente sobre possibilidades de ação virtual como: fazer pequenos vídeos sobre plantas importantes para ter em casa como algo terapêutico nesse período, pensar em maneiras de potencializar o plantio na Serra da Misericórdia e mapear hortas comunitárias do Rio. A próxima reunião acontecerá virtualmente na terça-feira, 31 de março às 18h.

Resíduos Sólidos

O GT Resíduos Sólidos chegou junto, no dia 6 de março, no mutirão organizado pela Dona Josefa do Verdejar para construir um Eco-Ponto, com coleta de resíduos para reciclagem e compostagem, na Pedra do Sapo no Complexo do Alemão. Integrantes do GT, assim como moradores da Pedra do Sapo se uniram em um lindo esforço de solidariedade e sensibilização sobre resíduos sólidos. O grupo conseguiu construir 5 compartimentos: plástico, metal, vidro, metais e compostagem, utilizando paletes. Além da construção do Eco-Ponto também tiveram uma oficina sobre tijolos ecológicos feitos de garrafa PET, facilitada pela Nátaly dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF). Na metodologia enchemos as garrafas PET com plásticos maleáveis (ex: embalagens de biscoito, rótulos de garrafa, sacolas plásticas) e compactamos ao máximo, utilizando uma vara para comprimir os plásticos no fundo da garrafa. Está é uma técnica desenvolvida por um artista canadense na Indonésia e consolidada nas Filipinas, que o ESF está promovendo no Brasil como solução sustentável e de baixo custo para construções. O GT tinha planos para fortalecer o Fórum Esse Lixo é Meu no Complexo da Penha e outras atividades presenciais, que foram adiadas. O GT se reunirá virtualmente na quinta-feira, 2 de abril às 18h para definir sua atuação no período de quarentena.

Água e Esgoto

A reunião do GT Água e Esgoto no dia 4 de março iniciou-se com uma apresentação sobre o CocôZap, uma ferramenta de coletar dados sobre violações de saneamento na Maré, e em seguida focou em desenhar os próximos passos para o processo de finalização do sistema de saneamento ecológico do Vale Encantado. Porém, o porta-em-porta no Vale Encantado, primeiro passo para mapear o sistema de saneamento do local e as necessidades dos moradores, só poderá ocorrer após o período de quarentena. Por enquanto, o GT vai focar no desenvolvimento do questionário a ser utilizado para o futuro porta-em-porta. O grupo já criou um documento com base em projetos de mapeamento anteriores, para que os membros possam adaptar ao processo de mapeamento no Vale Encantado, que será compartilhado com o GT em breve. O GT se reunirá virtualamente na quarta-feira, 15 de abril às 18h para discutir o questionário e definir ações para o período de quarentena.

Educação Ambiental

A reunião do GT Educação Ambiental no dia 11 de março focou em pensar em elementos fundamentais para mobilização comunitária e identificamos 5 eixos que vão guiar a produção de 5 vídeos curtos de 2-3 minutos, para servir como tutoriais de mobilização socioambiental. Os 5 eixos identificados foram: Pertencimento, Comunicação, Articulação/Redes, Mapeamento e Inovação/Tecnología Social. O grupo identificou 13 projetos que têm relatos de mobilizações comunitárias bem-sucedidas: Cooperativa Transvida/ Instituto Lar dos Sonhos, AMAC, Projeto Inclusão, Meu Adubo Doméstico, Verdejar Socioambiental, CEM, ReciclAção, CCIK, Eco Rede, Cine e Rock, MALOCA, Horta Inteligente, Mulheres de Frente. Já tendo identificado esses eixos e numerosos itens a serem considerados, os próximos passos vão ser desenvolver o roteiro dos 5 tutoriais e definir como incluir os diferentes projetos. A próxima reunião acontecerá virtualmente na quarta-feira, 8 de abril às 18h (note que houve uma mudança em relação à data combinada anteriormente).

Geração de Renda

No dia 18 de março o GT Geração de Renda fez uma vídeo-reunião pela plataforma Zoom, dividida em duas partes. A primeira focou em compartilhar os grandes desafios de cada um nesse momento difícil do coronavírus. Em específico, foi ressaltado (1) a falta de estrutura de apoio para trabalhadores informais, (2) a falta de informação verdadeira sobre o vírus e (3) a falta de máscaras para os agentes de saúde. Foi colocada como ação nova deste GT, perante a situação, tomar alguma ação para denunciar a falta de apoio governamental para moradores de favela e trabalhadores informais neste momento e botar pressão nos políticos para tomar medidas responsáveis.* A segunda parte da reunião focou em definir os próximos passos para a criação de um catálogo de produtos e serviços da Rede. A partir de diversos critérios de sustentabilidade definidos pelo GT, a equipe ComCat vai criar um rascunho de um questionário a ser enviado à Rede toda para que os integrantes possam incluir seus produtos e serviços e responder quais critérios de sustentabilidade são aplicáveis. O GT vai comentar e fazer sugestões sobre o questionário antes e durante sua próxima reunião, que acontecerá virtualmente na quarta-feira, 1 de abril às 18h.

*Logo depois da reunião, estivemos em contato com a Coalizão Nacional da Periferias contra o Coronavírus #CoronavirusNasPeriferias composta por numerosos comunicadores periféricos de diferentes estados do país, que recebeu sugestões dos participantes da Rede sobre o manifesto da coalizão. Quando o manifesto for publicado, compartilharemos com a Rede.

Memória e Cultura

A reunião do GT Memória e Cultura do dia 23 de março foi feita pela plataforma de vídeo Zoom e foi divida em duas partes. A primeira foi uma ronda afetiva, compartilhando os impactos da crise do coronavírus. Muitos dos projetos de memória dependem da circulação de pessoas e todos estamos com um sentimento de não saber o que está por vir, mas com vontade de continuar atuando virtualmente. A segunda parte da reunião focou na realização do guia de museus comunitários do Rio, que é um dos planos principais do GT que felizmente pode ser trabalhado virtualmente. A ideia de criar um guia dos museus comunitários do Rio foi levantado há um tempo dentro do GT, mas nesta reunião a proposta evoluiu para se tornar um Guia de Museus e Memórias das Favelas do Rio de Janeiro, impresso e eventualmente também numa plataforma digital, que apresente os projetos de memória e museus comunitários. O objetivo agora é preparar este guia para ser lançado no Fórum Cidade Favela e Patrimônio, que continua programado para setembro no Museu de Favela (MUF), no Cantagalo. O guia não precisa se iniciar como um recurso exaustivo; ele deverá evoluir. Foram colocados três possíveis projetos frutos deste processo: (1) o guia de memória e museus impresso (2) uma plataforma online e (3) visitações in loco. O GT vai trabalhar no conteúdo do guia virtualmente, e terá sua próxima reunião virtual na segunda-feira, dia 6 de abril às 18h.

Seguimos juntos virtualmente, aproveitando a solidariedade, conhecimento e recursos que existem nessa Rede!