Inscreva-se: LIVE ‘O TTC Como Instrumento de Transformação Urbana: Rio e Moçambique’

 

Acreditamos que comunidades organizadas e unidas são verdadeiros agentes de transformação, e nos apresentarão muitas das soluções que precisamos para os problemas que encontramos. O Termo Territorial Coletivo (TTC)—conhecido em inglês como Community Land Trust—busca garantir a segurança fundiária e construir comunidades fortes, mobilizadas, com uma estrutura de organização sólida e com o apoio contínuo de uma ampla rede de instituições e pessoas parceiras.

Para aprofundar o entendimento sobre o potencial dos TTCs em favelas no mundo todo, O Grupo de Trabalho do TTC decidiu realizar no dia 20 de outubro de 2020, às 18h, a LIVE: “O Termo Territorial Coletivo como Instrumento de Transformação da Realidade Urbana: Um Debate a Partir das Experiências do Rio de Janeiro e Moçambique”.

Nela, buscaremos responder a seguinte pergunta: o TTC é um instrumento potente para construir cidades sustentáveis e garantir moradia digna e acessível para todos?

Nossa abordagem começará com uma comparação da questão urbana e habitacional entre Rio e Moçambique, onde nos debruçaremos principalmente sobre a situação das comunidades informais. Logo, apresentaremos o Termo Territorial Coletivo, tendo como objetivo assegurar a permanência de comunidades em seus territórios e fortalecer a organização coletiva em prol do desenvolvimento local. Por último, faremos um amplo debate sobre todo o exposto, momento no qual teremos tempo para responder perguntas.

Para isso, contaremos com a participação das seguintes lideranças comunitárias e pesquisadoras:

  • Eleonora Dobles Perriard, ONU-Habitat
  • Tarcyla Fidalgo, Comunidades Catalisadoras
  • Maria da Penha, Museu das Remoções (Vila Autódromo)
  • Ailton Lopes, Associação de Moradores do Trapicheiros (Trapicheiros)
  • Marcello Deodoro, Comissão de Moradores (Indiana-Tijuca)
  • Neide Mattos, moradora do Grupo Esperança (Colônia Juliano Moreira)

Mediação por Felipe Litsek, articulador do Projeto TTC da ComCat.

Será na terça-feira, 20 de outubro, das 18h às 20h no Zoom. As vagas são limitadas, então faça sua inscrição agora mesmo! Após a inscrição, enviaremos pelo Zap e/ou email os detalhes de como entrar na sala virtual.

INSCREVA-SE: bit.ly/TTCnoOutubroUrbano

Informamos também que este evento faz parte do Circuito Urbano 2020, que este ano tem como tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África Lusófona” e será transmitido ao-vivo pela ONU-Habitat.

Mais sobre o Termo Territorial Coletivo:

Acreditamos que comunidades organizadas e unidas são verdadeiros agentes de mudança, e nos apresentarão muitas das soluções que precisamos para os problemas que encontramos. Espaços que muitas vezes se desenvolvem à margem do formal, e apesar de todos os problemas que os rodeiam, carregam uma potência significativa, que se manifesta em sua cultura vibrante, na criatividade, no profundo senso de coletividade e nas tantas iniciativas que nos apresentam novas formas de ver, moldar e criar o mundo. No debate sobre como construir cidades sustentáveis, a favela precisa ser ouvida.

Termo Territorial Coletivo, instrumento que inspirou o evento, é mais uma forma de ajudar a fortalecer comunidades e garantir sua permanência, fomentando uma nova forma de se relacionar com a terra, que contraria visões meramente mercadológicas e exploratórias. Incentiva o desenvolvimento, protegendo moradores da gentrificação que muitas vezes vem junto com ele. Ajuda a empoderar pessoas e forma lideranças, especialmente jovens. Aproveita os ativos presentes nas comunidades, tão ignorados pelos poderes constituídos. Tudo isso valorizando a lógica do trabalho coletivo.

Acreditamos que o TTC pode oferecer uma enorme contribuição para a construção de cidades justas, resilientes e sustentáveis. Em um planeta em que a maioria das pessoas vive em cidades—e essa é uma realidade que só tende a crescer—a forma que construímos nossas cidades é extremamente relevante para a efetivação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Mais informações sobre o TTC aqui.